20.5 C
Brasília
quinta-feira, 04/12/2025

Mulheres recebem aviso para pegar absorventes grátis no SUS

Brasília
nublado
20.5 ° C
20.5 °
20 °
88 %
2.1kmh
100 %
qui
23 °
sex
19 °
sáb
24 °
dom
23 °
seg
18 °

Em Brasília

Quatorze milhões de meninas e mulheres receberam, recentemente, mensagens personalizadas pela plataforma Gov.br e WhatsApp. Essas mensagens orientam sobre a retirada gratuita de absorventes no Sistema Único de Saúde (SUS), pelo Programa de Promoção e Proteção da Saúde e da Dignidade Menstrual do Ministério da Saúde.

O programa oferece absorventes gratuitamente a muitas pessoas que não podem comprar esse item para o período menstrual.

Quem pode receber

O programa é para pessoas entre 10 e 49 anos que não têm acesso a absorventes.

Para participar, é preciso estar inscrito no CadÚnico, ter renda mensal de até R$ 218, ser estudante de escola pública de baixa renda ou estar em situação de rua.

Desde outubro, meninas de 12 a 16 anos podem pegar os absorventes sem a necessidade de um responsável.

Envio das mensagens

O envio das mensagens é resultado de uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério da Saúde (MS).

A ministra da Gestão, Esther Dweck, afirma que essas mensagens ajudam as pessoas em situação de vulnerabilidade a ter acesso a cuidados essenciais para sua saúde diária.

“Antes, essas pessoas podiam deixar de estudar ou trabalhar por não ter absorventes, que agora são um direito delas”, destacou Esther Dweck.

Como pegar os absorventes

O governo explica nas mensagens como as beneficiárias podem obter uma autorização na unidade básica de saúde (UBS) próxima para retirar absorventes gratuitamente em uma farmácia popular.

Além disso, essa autorização também pode ser obtida pelo site e pelo aplicativo Meu SUS Digital, usando o login e senha da plataforma Gov.br.

A autorização vale por 180 dias.

Quem tem cadastro ativo no CadÚnico e estiver dentro do limite de renda deve apresentar um documento oficial com foto para emitir a autorização.

Com a autorização, a pessoa pode ir a qualquer farmácia credenciada para retirar os absorventes, apresentando o documento no celular ou impresso.

Sobre o programa

O Programa de Promoção e Proteção da Saúde e da Dignidade Menstrual é uma ação do governo federal para promover igualdade de gênero, justiça social e direitos para meninas e mulheres.

Criado em 2024, o programa já beneficia 3,7 milhões de pessoas e distribuiu 392 milhões de absorventes, com um investimento acima de R$ 195 milhões.

Capacitação e educação

Nas UBS, profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários podem identificar beneficiárias e gerar a autorização para retirada diretamente nos sistemas internos.

O governo também promove a educação sobre saúde menstrual para agentes públicos, profissionais de saúde e a população, para combater preconceitos e desinformação sobre o ciclo menstrual.

Veja Também