CRISTINA CAMARGO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
Uma mulher foi detida nesta quinta-feira (5) depois de jogar uma gata do 12º andar de um edifício no centro de Curitiba. A prisão ocorreu após denúncias feitas pelos moradores do local às polícias Civil e Militar do Paraná.
Testemunhas escutaram miados desesperados e, ao observarem pelas janelas, viram o momento em que a mulher jogou o animal.
Segundo o delegado Guilherme Dias, responsável pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba, o neto da suspeita contou que a mulher, que é chinesa, não gosta de gatos e frequentemente maltratava os animais.
Uma testemunha afirmou que a gata estava sozinha no apartamento, pois o antigo morador já havia saído. A mulher suspeita, que seria tia do ex-morador, teria ido ao local apenas para limpar o imóvel.
O policial civil informou que o animal foi torturado antes de ser lançado. A queda causou ferimentos graves, como traumatismo craniano, contusão no pulmão e forte hemorragia na bexiga.
A gata sobreviveu e foi levada em estado grave para tratamento veterinário na ONG Força Animal.
“Foi um ato cruel, revoltante e inaceitável. Um crime que não ficará impune enquanto estivermos à frente do caso”, declarou o delegado.
A ONG recebeu ajuda das testemunhas que queriam socorrer o animal ferido.
Uma vizinha disse que a gata bateu em uma parede antes de cair no chão.
Quem comete maus-tratos contra animais pode ser condenado a pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição de manter animais.
