O Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário da Federação, do México, aplicou uma sentença a uma mulher, que deverá pedir desculpas diariamente no X durante 30 dias, depois de criticar um casal de políticos do partido no governo.
Karla María Estrella Murrieta foi punida pela publicação feita na rede social, em que alegou que o presidente da Câmara dos Deputados, Sergio Gutiérrez Luna, teria pressionado para que sua esposa, Diana Karina Barreras, então candidata a deputada federal, fosse incluída nas listas eleitorais.
O parlamentar denunciou a publicação, alegando calúnia e violência política de gênero.
A corte considerou que as declarações de Murrieta eram discriminatórias e configuravam violência política motivada por gênero, pois colocavam a candidata em posição de inferioridade em relação ao marido, diminuindo suas capacidades e trajetória política.
Além da obrigação de pedir desculpas diariamente no X, Murrieta foi multada e deverá participar de cursos de capacitação e sensibilização sobre gênero e direitos humanos das mulheres, com o objetivo de evitar a repetição do comportamento e promover mudança de atitude.
Os 30 dias de desculpas terminaram no domingo, dia 10 de agosto.
Por ordem judicial, o nome da deputada federal Diana Karina Barreras foi alterado para “dado protegido” para preservar sua identidade.
Apesar da determinação, Karla ironizou o cumprimento das desculpas em publicações em seu perfil no X, indicando que está quase finalizando, mas sugerindo que há pessoas que pedem desculpas sem saber o que fazer com elas.