A família de Creide Francisca de Araújo, 52 anos, conseguiu localizar a mulher no Distrito Federal nesta sexta-feira (11/7).
De acordo com informações, os parentes estavam à procura de notícias após descobrirem que ela havia fugido da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Sobradinho.
A família sabia da fuga, mas não tinha informações precisas sobre a data ou o local onde a mulher estaria. O Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges-DF) confirmou que, nesta sexta-feira (11/7), Creide esteve na unidade e foi encaminhada para uma casa de passagem no Distrito Federal.
O Iges-DF informou que, no dia 9 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) levou Creide à UPA de Sobradinho devido a um quadro de surto psiquiátrico.
“Ela permaneceu internada até segunda-feira (7/7). Durante o período, recebeu toda a assistência da equipe multidisciplinar, foi estabilizada e saiu do surto”, declarou o órgão.
No início da última segunda-feira (7/7), por volta das 14h, Creide deixou a UPA sem alta médica. “No entanto, retornou em menos de 30 minutos acompanhada pela equipe do Corpo de Bombeiros”, afirmou o instituto.
Posteriormente, o Iges-DF buscou uma vaga para Creide em uma casa de acolhimento na capital, devido ao internamento prolongado por questões psiquiátricas. A mulher foi encaminhada ao Instituto Inclusão, onde deve permanecer até que algum familiar a busque.
O Instituto Inclusão confirmou que Creide chegou a uma unidade na Ceilândia na segunda-feira (7/7). “Ela está bem e sendo devidamente assistida. Já estamos em contato com a família”, informou a instituição.
Com o paradeiro da mulher conhecido, a família agora se prepara para buscá-la no Distrito Federal e levá-la de volta a Ituaçu (BA), onde residem os parentes. “Estamos organizando a viagem para buscá-la no sábado (12/7)”, declarou o advogado Luciano Senna.
Enquanto a família trabalha para reunir Creide, também busca compreender os motivos que levaram à internação no Distrito Federal. Segundo o advogado, a mulher e o marido deixaram Ituaçu (BA) rumo a Goiânia (GO) em 3 de abril deste ano, em um ônibus interestadual, sem comunicar ninguém.
No início de junho, o homem voltou sozinho para a Bahia, alegando ter perdido contato com a companheira após ela ter embarcado em um ônibus para o Distrito Federal. A família suspeita que o homem tenha levado Creide embora intencionalmente.
“Estamos considerando a possibilidade de abandono sob algum motivo relacionado a questões financeiras”, explicou o advogado.