23.6 C
Brasília
segunda-feira, 01/09/2025

Muita tela na infância pode aumentar risco de problemas cardíacos

Brasília
céu limpo
23.6 ° C
26.5 °
23.5 °
47 %
6.2kmh
0 %
seg
29 °
ter
27 °
qua
27 °
qui
29 °
sex
30 °

Em Brasília

Passar várias horas diante de telas, como tablets, celulares ou televisores, pode elevar o risco de problemas cardíacos e metabólicos em crianças, segundo estudo da Dinamarca divulgado em 6 de agosto.

David Horner, líder da pesquisa e professor na Universidade de Copenhague, explica que jovens que ficam muito tempo nas telas têm maior possibilidade de desenvolver condições como pressão alta, colesterol elevado e resistência à insulina.

Esses problemas aumentam a chance futura de doenças do coração e diabetes.

A análise envolveu mais de mil crianças e adolescentes, entre 10 e 18 anos, examinando o tempo que passam olhando para telas e seus hábitos de sono para estudar o impacto desse comportamento nos riscos para a saúde cardíaca.

Foi notado que a cada hora extra em frente a uma tela, o risco sobe, especialmente em adolescentes de 18 anos, mais do que em crianças de 10 anos. Além disso, dormir pouco piora ainda mais essa situação.

David Horner destaca que uma criança que usa telas por três horas diárias apresenta risco significativamente maior que colegas com menos tempo de exposição.

Se considerarmos toda a população infantil, esse aumento de risco precoce para problemas cardíacos pode continuar até a vida adulta.

Embora nem todos os especialistas concordem plenamente sobre os efeitos das telas nas crianças, a maioria acredita que os jovens estão mais vulneráveis que os adultos aos riscos associados ao tempo excessivo diante das telas.

Veja Também