16.5 C
Brasília
sábado, 06/09/2025

Mudanças no trânsito e mais segurança na Esplanada dos Ministérios para o 7 de Setembro

Brasília
céu limpo
16.5 ° C
16.5 °
15.6 °
67 %
1.5kmh
0 %
sáb
32 °
dom
31 °
seg
30 °
ter
32 °
qua
28 °

Em Brasília

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) finalizou o planejamento para o desfile do 7 de Setembro, chamado Protocolo de Operações Integradas (POI). Esse plano nasceu de reuniões com órgãos federais e locais e análises de inteligência. O objetivo é organizar ações coordenadas para garantir a segurança dos participantes, autoridades, prédios públicos e público presente.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, explicou que o plano é detalhado e envolve todos os órgãos responsáveis, com equipes extras em alerta para assegurar que o evento seja pacífico e seguro.

Policiamento reforçado e controle de acesso

O policiamento será intensificado na área central, com tropas especializadas. As mudanças no trânsito começam às 17h do sábado (6), com revistas nos acessos ao desfile, que terá áreas exclusivas para autoridades e para o público.

O acesso à Praça dos Três Poderes será limitado, com proteção em prédios públicos e presença de equipes de emergência e combate a incêndio. A 5ª Delegacia de Polícia também terá mais agentes para atender eventuais ocorrências.

Cidade Policial e equipamentos de monitoramento

As forças de segurança terão uma base próxima ao Museu da República chamada Cidade Policial, com comandos móveis e uso de imagens de drones e câmeras para monitorar a área.

A Delegacia Móvel da PCDF estará disponível para registrar ocorrências e bloquear celulares roubados. Haverá reforço nas delegacias especializadas, incluindo a da Criança e do Adolescente e a de Atendimento à Mulher.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuará na prevenção de incêndios e oferecerá atendimento pré-hospitalar com equipes circulando entre o público. Também usarão uma Plataforma de Observação Elevada com câmeras avançadas para monitorar a movimentação.

Além disso, o CBMDF estará pronto para emergências, em parceria com a Secretaria de Saúde do DF (SES) e o Samu, e pode ser acionado pelo telefone 193 a qualquer momento.

Cuidados com o sol e hidratação

O CBMDF recomenda o uso de roupas leves, protetor solar e chapéus para proteger contra o sol e indica beber bastante água. Equipes estarão espalhadas pela Esplanada para atendimento rápido.

Monitoramento e coordenação integrada

A região será controlada por câmeras, drones e imagens transmitidas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Isso facilitará decisões rápidas durante o evento.

Orientações sobre trânsito e transporte

O bloqueio do trânsito começará às 17h do sábado (6), com desvios definidos para minimizar o impacto. À noite, haverá interdições ampliadas em algumas vias.

No domingo (7), a partir das 4h, áreas específicas estarão reservadas para veículos blindados do desfile. Motoristas devem seguir rotas alternativas indicadas para evitar trânsito.

O estacionamento atrás do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços será reservado para táxis e transporte por aplicativo. O público poderá usar estacionamentos em anexos de ministérios e setores autorizados, sempre respeitando as regras de estacionamento para evitar multas.

Os ônibus com participantes do desfile terão espaço garantido próximo ao Teatro Nacional. O Eixão do Lazer estará aberto somente para pedestres.

Objetos proibidos e restrições

Não será permitido entrar na Esplanada com itens que comprometem a segurança, como garrafas de vidro, objetos cortantes, mastros de bandeiras, sprays, armas falsas, fogos de artifício e drones não autorizados.

Revistas pessoais ocorrerão nas entradas e, se necessário, dentro do público para manter a segurança.

Unidades especiais da Polícia Militar e Civil estarão prontas para agir, focando na retirada de itens perigosos, como facas e canivetes, conforme explicou o coronel Juliano Farias, responsável pela operação no dia do evento.

Carlos Eduardo Melo, subsecretário de Operações Integradas da SSP-DF, alertou sobre a lista de objetos proibidos e lembrou que motociclistas devem levar a corrente para prender o capacete na moto, pois não será permitido usá-lo na Esplanada.

Principais itens proibidos:

  • Fogos de artifício e similares;
  • Capacetes de motociclista;
  • Armas de fogo e réplicas;
  • Objetos perfurocortantes;
  • Sprays, aerossóis e explosivos;
  • Bolsas e mochilas muito grandes;
  • Mascáras (exceto as de proteção facial);
  • Mastros e bandeiras;
  • Churrasqueiras, barracas e fogões;
  • Drones não autorizados;
  • Animais, exceto cães-guia;
  • Drogas ilícitas;
  • Itens que ameaçam a segurança ou patrimônios.

A segurança estará atenta para garantir um evento seguro e tranquilo para todos.

Veja Também