As celebrações de Ano Novo na Prainha, na Praça dos Orixás, e no Pontão do Lago Sul irão causar mudanças no trânsito das vias próximas à Ponte Honestino Guimarães. Para garantir a segurança e o fluxo organizado, o Detran-DF irá implementar mudanças no trânsito e controlar o tráfego no Lago Sul, começando às 14h de terça-feira (30) até a madrugada de quinta-feira (1º de janeiro).
Praça dos Orixás
Durante as duas noites de shows na Prainha, serão instalados dois postos de controle de trânsito (PCTrans) nas entradas da Praça dos Orixás que vêm da Ponte Honestino Guimarães e da via L4 Sul. Esses controles vão bloquear o acesso de veículos, ajudar os pedestres a atravessarem com segurança e evitar irregularidades no trânsito que possam atrapalhar a fluidez e a segurança, como estacionamentos irregulares e dirigir sob efeito de álcool.
Os agentes estarão presentes das 14h de terça-feira até as 3h de quarta-feira realizando demonstrações e patrulhas; das 14h de quarta até as 3h de quinta-feira para controlar o tráfego; e das 3h até as 15h de quinta-feira novamente fazendo patrulhamento.
Pontão do Lago
Das 16h de quarta-feira até as 4h de quinta-feira, será permitido estacionar ao longo do acostamento da via no sentido Lago Sul, logo após a Ponte Honestino Guimarães. Porém, o estacionamento no canteiro central está proibido, e quem desrespeitar a sinalização estará sujeito a multa e remoção do veículo.
Dois pontos de travessia para pedestres serão instalados, e cercas irão direcionar a entrada e saída do Pontão do Lago Sul para evitar congestionamentos causados por fila dupla de veículos. Tudo isso visa manter a segurança dos participantes sem atrapalhar o trânsito nas imediações do evento.
Painéis de mensagens estarão disponíveis para informar aos motoristas onde estacionar é permitido e onde não é.
As ações no trânsito ao redor do Pontão do Lago Sul serão coordenadas pelo Detran-DF, com ajuda do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do 5º Batalhão de Polícia Militar. O Detran-DF cuidará da sinalização e colocará obstáculos físicos nas vias em frente ao Pontão, enquanto a Polícia Militar cuidará da segurança, do controle do trânsito e da travessia de pedestres. O DER será responsável pela sinalização e controle nas rodovias distritais sob sua jurisdição (DFs 004 e 025).

