17.5 C
Brasília
quinta-feira, 25/12/2025

Mudança na jornada de trabalho: fim da escala 6×1

Brasília
céu limpo
17.5 ° C
17.5 °
16.7 °
88 %
1.5kmh
0 %
qui
29 °
sex
29 °
sáb
30 °
dom
31 °
seg
30 °

Em Brasília

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública na próxima terça-feira (10) para tratar dos efeitos financeiros relacionados à extinção da escala 6×1 na jornada laboral no Brasil. O encontro está marcado para as 10 horas, no plenário 4.

O debate foi solicitado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG). O pedido também conta com a assinatura do deputado licenciado Guilherme Boulos (Psol-SP), que estará presente na audiência atuando como ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República.

De acordo com Correia, a jornada de trabalho sofreu transformações significativas ao longo do tempo, influenciada por aspectos sociais, econômicos e tecnológicos.

Ele ressalta que, desde a Revolução Industrial, os trabalhadores enfrentavam longas jornadas em ambientes insalubres, e que a Constituição Brasileira, no artigo 7º, inciso XIII, define uma jornada máxima de oito horas diárias e 44 horas semanais, permitindo compensações ou reduções mediante acordos coletivos.

Rogério Correia destaca o crescente interesse da população brasileira em discutir o tema, reforçando a importância da atuação da Comissão de Finanças e Tributação, que pode ajudar a avaliar os impactos financeiros e tributários decorrentes de uma possível diminuição da jornada laboral.

Veja Também