O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai preparar 3.600 vendedores ambulantes que vão trabalhar no Carnaval de Salvador por meio do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ). O objetivo é informar os trabalhadores sobre seus direitos, cuidados no trabalho, organização, sustentabilidade e boas práticas.
Uma grande aula de abertura acontecerá nesta quarta-feira (28), das 8h às 18h, na Arena A Tarde, em Salvador. Magno Lavigne, secretário nacional de Qualificação, Emprego e Juventude (SEQ) do MTE, estará presente na cerimônia de abertura às 8h. A capacitação será feita pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), dentro do projeto “No Corre da Folia”.
O curso terá duração total de 20 horas: 8 horas em um aulão e mais 12 horas de estudo após o Carnaval, incluindo 4 horas de informática. No fim do curso, os participantes receberão certificado da UFRB.
Essa ação faz parte do Pacto Intergovernamental de Promoção do Trabalho Decente, do Empreendedorismo e do Desenvolvimento Econômico no Carnaval de Salvador, lançado em novembro de 2024. O pacto é uma parceria entre o MTE, o governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e promover inclusão durante uma das maiores festas do Brasil.
Informações do evento:
– Data: 28 de janeiro (quarta-feira)
– Horário: 8h
– Local: Arena A Tarde
– Endereço: Avenida Tancredo Neves – Bairro Caminho das Árvores, Salvador (BA)
