O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou que integrantes da Torcida Jovem Flamengo sejam proibidos de entrar em estádios e locais de eventos esportivos na capital. A decisão visa reduzir a violência depois que um torcedor do Vasco da Gama foi morto após uma briga dentro de um ônibus em Samambaia.
A medida foi sugerida pela Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, vinculada ao MPDFT, e encaminhada a órgãos como a Segurança Pública, Transporte e Mobilidade, Esporte e Lazer, além do Metrô-DF e da Concessionária Arena BRB, que gerenciam espaços frequentados por torcedores em dias de jogos.
A recomendação é que seja proibida a entrada não apenas das pessoas ligadas à torcida, mas também de qualquer objeto relacionado a ela, como faixas, bandeiras, camisas e instrumentos musicais. O MPDFT também solicitou reforço no controle de acesso e a atualização constante do cadastro dos membros das torcidas organizadas.
Contexto nacional
A iniciativa do MPDFT segue uma decisão recente do Judiciário do Rio de Janeiro, que suspendeu as atividades da Torcida Jovem Flamengo por dois anos em todo o país. O Distrito Federal adota medida semelhante diante da pressão por ações mais rigorosas contra grupos ligados a atos violentos.
Os órgãos envolvidos terão um prazo de dez dias para informar ao Ministério Público as ações que serão tomadas. Segundo o MPDFT, apenas um trabalho conjunto pode garantir a segurança dos torcedores que querem acompanhar os jogos em paz.