20.5 C
Brasília
sexta-feira, 23/01/2026

MP-SP processa Shopping Higienópolis por racismo contra adolescentes negros

Brasília
trovoada com chuva fraca
20.5 ° C
20.5 °
20.5 °
94 %
1.5kmh
75 %
sex
24 °
sáb
21 °
dom
24 °
seg
24 °
ter
26 °

Em Brasília

A Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de São Paulo entrou com um processo contra o Shopping Pátio Higienópolis, localizado na capital paulista, por causa de um caso de racismo que aconteceu em abril do ano passado. Três adolescentes negros, estudantes do Colégio Equipe, foram tratados de forma discriminatória por um segurança do shopping enquanto almoçavam na praça de alimentação.

Durante o almoço, uma funcionária terceirizada que trabalha na segurança abordou uma estudante branca do grupo, insinuando que os adolescentes negros estavam pedindo dinheiro a ela. A estudante questionou se a abordagem era por causa da cor da pele dos colegas, o que causou indignação e levou o Ministério Público a investigar o incidente.

Depois de reuniões entre os representantes do shopping e a promotoria, foi elaborado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que o shopping não assinou dentro do prazo. Por isso, o Ministério Público entrou com a ação pedindo que o shopping pague R$ 10 milhões por danos morais à sociedade.

O processo também pede que o shopping amplie sua equipe social, incluindo assistente social e psicólogo durante todo o horário de funcionamento. Apenas esses profissionais poderão abordar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, não sendo permitidas intervenções por seguranças, salvo em casos de risco à integridade física ou atos graves.

Além disso, o shopping deve contratar uma consultoria especializada para treinar os funcionários no combate ao racismo e criar regras para prevenir situações discriminatórias. O estabelecimento declarou que não conhece os detalhes da ação e responderá oficialmente depois de ser notificado. As informações são da Agência Brasil.

Veja Também