Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) solicitou na terça-feira (19/8) à Justiça o bloqueio dos bens do empresário Renê da Silva Nogueira, 47 anos, suspeito de ter assassinado a tiros o gari Laudemir de Souza Fernandes, 44 anos.
O pedido envolve bloqueio de até R$ 3 milhões, com prioridade para dinheiro em espécie ou valores depositados em instituições financeiras.
Renê da Silva Nogueira Junior é apontado como autor do disparo fatal contra Laudemir de Souza Fernandes, que ocorreu no dia 11 de agosto em Belo Horizonte (MG), durante o serviço de coleta de lixo. O incidente começou após Renê pedir para que o caminhão de lixo saísse da rua para que seu carro elétrico pudesse passar, mesmo havendo espaço suficiente segundo testemunhas. Após discussão entre Renê e a motorista do caminhão, o empresário desceu armado, ameaçou a motorista e atirou em Laudemir, atingindo-o na região da costela.
Laudemir foi socorrido, levado ao hospital, mas morreu em decorrência de hemorragia interna provocada pelo projétil.
Renê foi detido horas depois em uma academia de luxo no bairro Estoril, em operação conjunta das polícias Civil e Militar.
O Ministério Público entende que a esposa de Renê, a delegada Ana Paula Balbino Nogueira, também deve ser responsabilizada, pois a arma usada no crime era de sua propriedade.
De acordo com o MPMG, o padrão de vida do casal, evidenciado em redes sociais, e suas carreiras indicam capacidade financeira para suportar uma indenização significativa. O pedido de bloqueio visa evitar que o casal possa ocultar patrimônio e prejudicar os direitos da família da vítima.
Na terça-feira, Renê admitiu ter disparado contra Laudemir de Souza Fernandes durante uma discussão no trânsito, após inicialmente negar envolvimento. Em seu depoimento no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ele declarou que efetuou o disparo devido ao desentendimento e que sua esposa, funcionária da Polícia Civil de Minas Gerais, não tinha conhecimento de que ele havia se apropriado de sua arma particular, uma pistola calibre .380.