23.5 C
Brasília
sábado, 13/12/2025

MP exige que Enel restabeleça energia em SP

Brasília
céu limpo
23.5 ° C
23.5 °
20.6 °
78 %
1.5kmh
0 %
sáb
28 °
dom
26 °
seg
20 °
ter
24 °
qua
19 °

Em Brasília

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

Moradores de São Paulo enfrentam problemas com serviços das operadoras de telefone após fortes ventos.

Rajadas de vento próximas a 100 km/h causaram interrupções nos serviços de telecomunicações, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Usuários relataram dificuldades nesta tarde em São Paulo, dois dias após os ventos que derrubaram árvores por toda a cidade.

Todas as operadoras registraram queixas de lentidão e falhas – falta de sinal e internet instável. Clientes da Claro não conseguem fazer ligações ou usar a internet. Usuários da Vivo relatam sinal fraco e dificuldade para acessar redes sociais ou enviar mensagens. Tim e Oi também apresentam problemas.

“A Vivo está sem sinal de internet móvel há 48 horas em várias áreas de São Paulo”, disse um usuário. Clientes reportam mais de dois dias seguidos de instabilidade.

A Anatel explicou que a instabilidade ocorre por causa da falta de energia elétrica, e não por danos diretos à infraestrutura, como antenas ou cabos.

“A Anatel confirma impacto significativo no funcionamento dos sites de telecomunicações em todo o estado de São Paulo, afetando todas as operadoras. Isso não é resultado de danos à infraestrutura – como antenas e cabos – mas sim da falta de energia elétrica para alimentar esses sites”, informou a Anatel em nota.

A Conexis Brasil Digital, que representa Claro, Vivo, Tim, Oi e outras operadoras, afirmou que a instabilidade é causada pela ventania e que o retorno da energia elétrica é necessário para a normalização dos serviços.

Antenas e torres dependem de energia para funcionar. Apesar de as antenas não terem sido danificadas, a longa falta de energia causa problemas na operação das telecomunicações.

“Em algumas regiões de São Paulo, clientes ainda enfrentam instabilidade nos serviços de telecomunicações devido à ventania que derrubou árvores e causou falta prolongada de energia. As equipes continuam trabalhando para restabelecer o serviço. As empresas reforçam que o retorno da energia elétrica é essencial para o funcionamento regular dos serviços de telecomunicações”, disse a Conexis.

Milhares de imóveis continuam sem energia na capital paulista. São 732.194 unidades sem luz, sendo 512.107 somente em São Paulo.

Veja Também