26.5 C
Brasília
quarta-feira, 24/12/2025

Motta leva pai candidato ao gabinete de Lula em busca de apoio

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
28.7 °
26.5 °
48 %
5.1kmh
75 %
qua
29 °
qui
29 °
sex
28 °
sáb
31 °
dom
31 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), estão restabelecendo a amizade que havia esfriado após Motta indicar Guilherme Derrite, ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo, para relatar o Projeto de Lei Antifacção, criado pelo Executivo e pelo Ministério da Justiça.

A reconciliação aconteceu na semana passada, quando Motta compareceu ao Palácio do Planalto para inaugurar uma maquete da obra de transposição do Rio São Francisco. Lula pediu que ele usasse óculos 3D para uma visita virtual, e chegaram a tirar uma foto juntos.

No dia 23/12, Motta esteve no Planalto para a posse do novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, agradecendo a Lula pela aceitação de sua indicação. Apesar de não serem do mesmo partido, ambos são da Paraíba (PB).

Gustavo Feliciano, natural de Campina Grande (PB), é formado em Direito e já presidiu a União de Ensino Superior de Campina Grande (Unesc). Entre 2019 e 2021, foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba.

Após a cerimônia, Hugo Motta levou seu pai, Nabor Wanderley, ao gabinete presidencial para uma conversa com Lula. Nabor Wanderley é prefeito de Patos (PB) e pré-candidato ao Senado pela Paraíba.

O encontro teve como objetivo obter o apoio do presidente e do governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), para a candidatura. Além disso, Lula precisará do suporte do Centrão na Câmara e no Senado caso decida disputar a presidência em 2026.

Veja Também