Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, elogiou a aprovação do projeto antifacção (PL 5582/25), destacando-o como a ação mais rigorosa de combate ao crime organizado no Brasil. Essa proposta foi aprovada no Plenário da Câmara e agora aguarda sanção presidencial.
Ele anunciou que na próxima quarta-feira (4 de março) o Plenário votará a Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública (PEC 18/25). “Na semana que vem, vamos votar a PEC da Segurança. O relator e o presidente da comissão especial devem convocar sessão na terça-feira e, na quarta, a votação acontecerá no Plenário. Essa PEC é uma medida fundamental para que o país possa enfrentar o crime organizado”, afirmou.
A PEC propõe a criação do Sistema Único de Segurança Pública, visando integrar as ações da União e dos estados na luta contra o crime organizado.
Projeto antifacção
Hugo Motta ressaltou que existe uma demanda da população para que o governo esteja firme no enfrentamento do crime organizado, que evoluiu ao longo dos anos, enquanto o Estado ainda não se preparou de forma adequada para combatê-lo. Ele mencionou que o projeto recebeu apoio dos secretários de Segurança Pública de todo o país, bem como de associações de procuradores de Justiça e delegados.

