21.5 C
Brasília
terça-feira, 23/09/2025

Motta diz que Lula vem forte em 2026 e vê direita desorganizada

Brasília
chuva fraca
21.5 ° C
21.5 °
20 °
73 %
1kmh
75 %
ter
30 °
qua
28 °
qui
27 °
sex
27 °
sáb
24 °

Em Brasília

Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá força para a reeleição em 2026, enquanto a direita ainda está dividida entre vários candidatos. Ele falou isso durante a conferência Macro Day, feita pelo banco BTG Pactual, em São Paulo.

Hugo Motta explicou que a esquerda está unida e organizada em torno da possibilidade da reeleição do presidente Lula, o que ajuda na campanha dele, especialmente destacando o papel do governo na defesa da soberania do país.

Ele disse ainda que o governo Lula mudou seu jeito de se comunicar, fazendo a esquerda crescer e fortalecendo a tentativa de reeleição do presidente.

Devido às sanções dos Estados Unidos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras medidas, o governo adotou uma postura firme em defesa da soberania brasileira, o que melhorou a popularidade do presidente. O slogan do governo mudou de “União e Reconstrução” para “Do lado do povo brasileiro”.

Pesquisas mostram boa avaliação do governo mesmo diante da crise causada por impostos de 50% dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, a retirada de vistos de autoridades e a aplicação de sanções contra ministros e juízes do Brasil, inclusive o ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF).

Sobre a direita, Hugo Motta acredita que o ex-presidente Bolsonaro terá influência nas eleições, mas que a direita está dividida e desorganizada, sem clareza sobre quem será o candidato apoiado por ele.

Ele citou como exemplo os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); do Paraná, Ratinho Júnior (PSD); e de Goiás, Ronaldo Caiado (União), que são nomes possíveis da direita. Segundo ele, as eleições de 2026 podem ser polarizadas como as de 2022, mostrando que o país continua dividido.

Hugo Motta também comentou que tanto esquerda quanto direita têm dificuldades para se comunicar com eleitores que não se identificam com nenhum dos lados. Por isso, quem conseguir se conectar melhor com esse público e entregar resultados terá vantagem.

Questionado sobre sua própria posição para as eleições de 2026, Hugo Motta disse que aguarda a decisão do partido Republicanos. Ele ressaltou que é leal ao partido e ao líder político Marcos Pereira.

Por fim, ele explicou que, por causa de sua função, acha melhor não revelar suas preferências políticas para 2026, pois isso poderia atrapalhar seu trabalho diário.

Veja Também