O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), elogiou na noite deste domingo (10/8) o vídeo que o youtuber Felca publicou na quarta-feira (6/8). No vídeo, Felca acusa o influenciador Hytalo Santos de sexualizar crianças e adolescentes em suas postagens nas redes sociais.
“O vídeo de Felca abordando a sexualização precoce das crianças impactou e mobilizou milhões de brasileiros. Este é um tema urgente, que afeta profundamente nossa sociedade. Na Câmara, existem vários projetos importantes relacionados a essa questão. Esta semana, vamos debater e agir sobre este tema. Obrigado, Felca. Conte com a Câmara para avançar na proteção das crianças”, declarou no X (antigo Twitter).
Felca, que possui cerca de 13 milhões de seguidores no YouTube e Instagram, fez críticas contundentes a Hytalo Santos. No vídeo, ele afirma que o influenciador não somente sexualiza crianças e adolescentes, mas também cria conteúdo direcionado a homens com interesses pedófilos.
Felca explica o conceito de adultização precoce, que se refere ao comportamento de crianças agindo como adultos. Ele considera o conteúdo produzido por Hytalo como prejudicial e um verdadeiro “circo macabro” com o objetivo de obter engajamento.
Além disso, Felca destacou que o problema maior está no público que consome esse tipo de conteúdo. “O maior problema é que, entre os seguidores de Hytalo Santos, há homens adultos que não assistem pelo entretenimento das dinâmicas”, comentou.
Dois dias após o vídeo de Felca, o perfil de Hytalo Santos no Instagram foi removido. Quem tentava acessar a página via Instagram encontrava a mensagem: “Infelizmente, esta página não está disponível”. Até o momento, não se sabe se a conta foi excluída pela plataforma ou desativada pelo próprio influenciador.
Contexto do caso
Hytalo Santos está sob investigação do Ministério Público da Paraíba por suspeita de exploração de menores. A investigação teve início após uma denúncia anônima e está em andamento desde dezembro.
A promotora Ana Maria França, responsável pelo caso, busca apurar se Hytalo explora adolescentes que vivem sob seu cuidado. O influenciador se apresenta como “pai” dessas jovens e compartilha nas redes sociais como ajuda adolescentes vulneráveis.
Grande parte da polêmica envolve Kamyla Maria Silva, conhecida como Kamylinha, uma das jovens consideradas filhas adotivas de Hytalo. Recentemente, ela anunciou gravidez do irmão de Hytalo, Hyago Santos. Em 23 de maio, Hytalo comunicou que Kamylinha sofreu um aborto espontâneo. O caso ganhou mais repercussão ao saber que outras duas menores sob guarda de Hytalo também estariam grávidas.