Faleceu neste domingo, 8, Jorge Luis Hauat, conhecido como Jorge Babu, ex-vereador e ex-deputado estadual do Rio de Janeiro, aos 60 anos. Ele estava recebendo tratamento para pneumonia em um hospital particular em Santa Cruz, na zona oeste do Rio. A causa exata da morte ainda não foi divulgada.
O velório e o enterro de Jorge Babu ocorrerão na tarde desta segunda-feira, 9, no Cemitério Jardim da Saudade, localizado em Paciência, também na zona oeste do Rio.
Antes de atuar na política, Babu foi policial civil. Ele teve sua base eleitoral na zona oeste e foi eleito vereador da cidade do Rio pelo PTN em 2000, sendo reeleito em 2004. Em 2006, conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo PT.
Babu foi o responsável por apresentar a proposta de lei que instituiu o feriado de São Jorge, primeiro na cidade do Rio e depois em todo o estado do Rio de Janeiro.
No entanto, a carreira política de Jorge Babu foi marcada por controvérsias. Em 2008, o Ministério Público do Rio o denunciou por participação em quadrilha de milícias na favela da Foice, em Barra de Guaratiba.
Em janeiro de 2009, o PT o expulsou por supostamente liderar um grupo de milícias na região.
Posteriormente, em setembro de 2010, o Tribunal de Justiça do Rio o condenou a sete anos de prisão pelos crimes relacionados à formação de quadrilha e envolvimento com milícias.
Estadão Conteúdo.
