24.5 C
Brasília
terça-feira, 23/12/2025

Morre Ieda Vargas, primeira Miss Universo do Brasil, aos 80 anos

Brasília
nuvens dispersas
24.5 ° C
26.7 °
24.5 °
55 %
5.7kmh
40 %
ter
26 °
qua
26 °
qui
28 °
sex
29 °
sáb
31 °

Em Brasília

Ieda Vargas, que foi a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, faleceu na segunda-feira, dia 22, aos 80 anos, em Gramado, na Serra Gaúcha, onde morava há bastante tempo.

Ela ganhou o título inédito para o Brasil em 21 de julho de 1963, em Miami, nos Estados Unidos. Quando voltou do concurso internacional de beleza, foi recebida pelo presidente da época, João Goulart, em Brasília, além de desfilar em um carro dos Bombeiros.

Ieda também foi muito bem recebida por grandes públicos em Belém, Rio de Janeiro e Porto Alegre, sua cidade natal. Ela se tornou uma celebridade naquela época e continuava sendo muito respeitada no Rio Grande do Sul.

O governador do estado gaúcho, Eduardo Leite (PSD), disse em uma rede social que Ieda “levou o nome do Rio Grande do Sul para o mundo”. Ele destacou que ela é reconhecida entre os “20 Gaúchos que Marcaram o Século 20” por votação popular, e que a trajetória dela serve de exemplo para muitas gerações. Ele expressou sua solidariedade aos filhos, netos, familiares e a todos que admiraram sua história.

A família de Ieda agradeceu o apoio dos fãs em uma nota publicada nas redes sociais.

Na nota, a família disse: “Neste momento de grande tristeza, agradecemos todas as mensagens de carinho, respeito e solidariedade recebidas”. Também lembraram que Ieda foi uma mulher de luz, que deixou uma marca na história e na vida de muitas pessoas, transmitindo amor, alegria e inspiração. A família afirmou estar profundamente triste com a perda, mas confortada na certeza de que Ieda está em paz na casa do Pai, protegida pelo amor de Deus. Eles informaram que em breve divulgarão detalhes sobre as despedidas e homenagens.

Estadão Conteúdo

Veja Também