A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou uma sessão especial virtual convocada pelo presidente do grupo, Cristiano Zanin. A maioria dos membros confirmou as medidas preventivas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em seu voto para manter a decisão que ele mesmo tomou na quinta-feira, dia 17, Moraes citou o famoso escritor brasileiro Machado de Assis para destacar a importância da soberania nacional, um dos princípios básicos da República Federativa do Brasil.
“O imortal Machado de Assis dizia que a soberania nacional é a coisa mais bela do mundo, desde que seja soberania e nacional“, escreveu Moraes. A frase está na obra “Crônicas Obras completas de Machado de Assis”, edição de 1957.
A votação começou ao meio-dia dessa sexta-feira, 18, e vai até o final da segunda-feira, dia 21.
O assunto da soberania nacional tem sido muito discutido em discursos políticos e nas redes sociais desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os EUA. Ele mencionou Bolsonaro e as decisões do Supremo contra empresas americanas de tecnologia.
Em uma carta enviada ao ex-presidente na noite de quinta-feira, 17, Trump disse que as tarifas são uma “manifestação de desaprovação” às ações legais do governo brasileiro e pediu que o julgamento fosse interrompido imediatamente.
Na mesma noite, em um pronunciamento em rádio e TV, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil é soberano e enviou uma mensagem para Bolsonaro. Sem citar o nome, Lula lamentou a existência de “traidores da pátria” no país.
Estadão Conteúdo