17.5 C
Brasília
terça-feira, 02/09/2025

Moraes rejeita pedido da defesa de Jair Bolsonaro

Brasília
céu limpo
17.5 ° C
17.5 °
14.5 °
59 %
3.1kmh
0 %
ter
27 °
qua
26 °
qui
28 °
sex
30 °
sáb
30 °

Em Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recusou nesta segunda-feira (1º/9) um pedido feito pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na ação relacionada à trama golpista. Segundo o magistrado, o recurso apresentado é apenas uma tentativa de prolongar o processo, pois a fase de coleta de provas já foi concluída e o julgamento está programado para iniciar na terça-feira (2/9).

No recurso enviado ao STF, a defesa de Jair Bolsonaro pedia acesso completo aos materiais apreendidos durante as investigações e um tratamento especial para testemunhas que são autoridades, militares e servidores públicos. Este tipo de recurso, chamado embargos de declaração, busca esclarecimentos sobre decisões judiciais.

Porém, Alexandre de Moraes avaliou que não havia mais necessidade desse recurso, visto que o caso será decidido diretamente pelo plenário da Suprema Corte nos próximos dias.

Datas e horários do julgamento

  • 2/9 (terça) – das 9h às 12h / das 14h às 19h
  • 3/9 (quarta) – das 9h às 12h
  • 9/9 (terça) – das 9h às 12h / das 14h às 19h
  • 10/9 (quarta) – das 9h às 12h
  • 12/9 (sexta) – das 9h às 12h / das 14h às 19h

Entre as demandas da defesa, estavam a complementação das informações oferecidas à Polícia Federal, incluindo dados referentes a quebras de sigilo digital, como conteúdos guardados em nuvem, além de registros de localização e acessos ao Palácio da Alvorada e ao Palácio do Planalto.

O magistrado destacou no despacho que, independentemente do mérito, não há mais motivo para analisar o recurso, já que a fase de instrução do processo foi finalizada e o julgamento terá início em 2 de setembro, com o STF avaliando diretamente possíveis irregularidades processuais apontadas pelo recorrente.

Veja Também