Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou neste domingo, 31, que a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) visite o ex-presidente Jair Bolsonaro. A visita ocorrerá um dia antes do início do julgamento sobre a trama golpista na Primeira Turma do STF.
Damares poderá permanecer na casa de Bolsonaro, que fica no bairro Jardim Botânico, entre 10h e 18h nesta segunda-feira, 1º. A decisão de Moraes enfatiza que a senadora, assim como outras pessoas autorizadas a visitar o ex-presidente, terá o veículo revistado pela Polícia Penal do Distrito Federal ao sair do condomínio.
Essa revista foi determinada porque Moraes identificou risco de fuga de Bolsonaro. No sábado, 30, o ministro também ordenou monitoramento presencial na área externa da residência do ex-presidente, após alertas da Polícia Federal e da Secretaria de Administração Penitenciária sobre falhas no sistema de rastreamento eletrônico e possível tentativa de fuga.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu no Supremo que a vigilância sobre Bolsonaro fosse reforçada, citando o risco dele fugir. O monitoramento externo foi solicitado pela Secretaria de Administração Penitenciária do DF, que identificou “pontos cegos” na propriedade, pois a casa de Bolsonaro é vizinha de outros imóveis nas laterais e no fundo.