27.6 C
Brasília
segunda-feira, 08/09/2025

Moraes ordena prisão de três condenados pelo ataque ao Congresso

Brasília
céu limpo
27.6 ° C
27.6 °
27.3 °
39 %
4.2kmh
1 %
seg
30 °
ter
32 °
qua
33 °
qui
33 °
sex
35 °

Em Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prisão de três pessoas condenadas e que estavam foragidas após serem vinculadas aos atos antidemocráticos que ocorreram em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Nos documentos enviados à Polícia Federal, o juiz ordenou a captura imediata de Evandro Ericson Vieira de Medeiros, Márcio Castro Rodrigues e Jorgeleia Schmoeler.

Evandro e Márcio foram sentenciados a dois anos e cinco meses de prisão em regime semiaberto, mas o ministro decidiu que começassem o cumprimento da pena em regime fechado, para posteriormente passarem ao semiaberto. Um deles inclusive quebrou o uso da tornozeleira eletrônica.

Jorgeleia recebeu uma condenação de 14 anos também em regime fechado, uma pena aplicada pelo STF. A participação dela foi confirmada após a análise de um vídeo que mostra manifestantes invadindo o Congresso e o Supremo. No vídeo, ela está acompanhada por outra pessoa e declara que “o Brasil é nosso, não é dos petralhas. Tá tudo invadido” e ainda menciona que está ajudando a invadir os Três Poderes, apesar da violência do evento.

Até o momento, não foi possível contatar os advogados dos acusados para comentários.

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), administrados pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), existem atualmente 235 mandados de prisão em aberto emitidos pelo STF, sendo que 234 dessas ordens foram assinadas por Alexandre de Moraes.

Esses mandados foram emitidos por tribunais de diferentes regiões do país, e todas as pessoas listadas são consideradas foragidas, excluindo aqueles que já cumpriram prisão.

Veja Também