21.5 C
Brasília
domingo, 30/11/2025

Moraes exige que Google informe quem vazou documento do golpe na internet

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
22.8 °
21.5 °
78 %
1kmh
0 %
dom
32 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
24 °
qui
24 °

Em Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (17) que o Google forneça à Corte dados sobre o responsável por publicar uma cópia da minuta do golpe em um domínio público na internet.

A decisão atende a um pedido feito pela defesa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do Distrito Federal, que é réu no núcleo principal da trama golpista.

Em 2023, a Polícia Federal apreendeu, durante uma busca na residência de Torres, uma cópia da minuta. Investigações indicam que o documento era conhecido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e visa a implementação de medidas de estado de defesa para tentar anular o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A defesa de Torres tenta minimizar a relevância da minuta para as investigações, afirmando que o documento já está disponível na internet.

Com as informações fornecidas pelo Google, os advogados pretendem solicitar uma perícia técnica que comprove que a minuta encontrada na casa do ex-ministro é diferente do documento apresentado por Bolsonaro aos ex-comandantes das Forças Armadas.

Acareação autorizada

Alexandre de Moraes autorizou também uma acareação entre Anderson Torres e o ex-comandante do Exército, general Freire Gomes, marcada para a próxima terça-feira (24).

A defesa argumenta que a acareação é essencial para esclarecer divergências nos depoimentos do general prestados à Polícia Federal durante as investigações.

O general Gomes depôs como testemunha e estava presente na reunião em que Jair Bolsonaro teria apresentado estudos para tentar convencer as Forças Armadas a apoiarem a tentativa de golpe em 2022.

Fonte: Agência Brasil

Veja Também