19.5 C
Brasília
terça-feira, 30/12/2025

Moraes exige explicação de Filipe Martins sobre uso do LinkedIn e ameaça prisão

Brasília
trovoada com chuva fraca
19.5 ° C
19.5 °
19.5 °
88 %
5.7kmh
40 %
ter
32 °
qua
29 °
qui
29 °
sex
26 °
sáb
25 °

Em Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta terça-feira (30/12), que a defesa de Filipe Martins esclareça o uso da conta no LinkedIn do ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sob risco de prisão preventiva.

Filipe Martins foi condenado a 21 anos de prisão no julgamento do Núcleo 2 e está proibido de utilizar redes sociais. O ex-auxiliar de Assuntos Internacionais de Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 26 de dezembro, após a fuga e prisão do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques.

Martins foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de coordenar ações da organização criminosa que tentava manter Bolsonaro no poder.

Além da prisão domiciliar, ele deve cumprir outras medidas cautelares impostas por Alexandre de Moraes, como a entrega do passaporte, suspensão do porte de armas, proibição de visitas além dos advogados e vedação ao uso de redes sociais.

Segundo o despacho do ministro, em 29 de dezembro foi recebida uma denúncia, juntada aos autos, informando que o ex-assessor teria utilizado o LinkedIn para buscar perfis de outras pessoas. A defesa tem 24 horas para se manifestar sobre essa acusação; caso não o faça, Filipe Martins poderá ser encaminhado ao presídio.

A defesa de Filipe Martins não respondeu até o momento da publicação deste texto. O espaço permanece aberto para manifestação.

Veja Também