São Paulo, SP – O ministro do STF Alexandre de Moraes, responsável por um caso importante contra Jair Bolsonaro, fez uma piada sobre o voto demorado do colega Luiz Fux, que levou quase 13 horas para votar na sessão recente. A demora foi por causa do jogo do Corinthians.
Moraes contou que perdeu quase dois terços do jogo entre Corinthians e Athletico por causa do voto longo. Quando chegou em casa, o time já estava ganhando por 2 a 0, para sua alegria, mas ele perdeu os gols que marcaram esse resultado.
Voto demorado
Fux foi o terceiro a votar em um caso envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Moraes e Flávio Dino já haviam explicado suas opiniões antes. A sessão acabou perto das 23h, com o jogo do Corinthians e Athletico já acontecendo, e o time paulista marcou gols no final do primeiro tempo e na parte inicial do segundo.
Na quinta-feira, depois dos votos de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro a uma pena de 27 anos e três meses por participação em trama contra a democracia.
Os ministros seguiram a proposta feita por Moraes. Fux optou por não votar na pena, apesar de ter defendido a inocência de Bolsonaro, citando motivos de coerência. Mesmo assim, o regimento do STF permite que ministros que votam pela inocência apresentem proposta de pena, mas ele não quis fazer isso.
De sua parte, Moraes sugeriu que a prisão fosse de 24 anos e nove meses, com mais dois anos e meio de detenção e pagamento de multa.