Um monumeto reproduzindo a célebre fotografia da reunião em Yalta, em 1945, entre Stalin, Churchill e Roosevelt foi inaugurado nesta quinta-feira (5) para comemorar o 70º aniversário desta conferência que definiu o futuro da Europa. Yalta fica na península da Crimeia, território que foi anexado pela Rússia em março do ano passado. O monumento tem o nome de “Os Três Grandes”, como foram chamados os três líderes.
Com a música do hino russo, o monumento de bronze, que pesa 10 toneladas e tem mais de 3 metros de altura, foi inaugurado perto do palácio de Livadia, em Yalta, onde entre 4 e 11 de fevereiro de 1945 a conferência reunião os líderes, que depois foram os vencedores da II Guerra Mundial.
Na conferência histórica, o dirigente soviético Josef Stalin, o presidente americano Franklin Roosevelt e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill definiram o futuro da Europa e suas zonas de influência nos próximos 50 anos.
O monumento foi criado há 10 anos pelo escultor russo Zurab Tsereteli e ia a ser instalado em 2005, quando a conferência fez 60 anos. Mas as autoridades locais desistiram de inaugurá-lo por causa de protestos.
A homenagem foi denunciada pelos tártaros da Crimeia, pois para eles, para os ucranianos e outros povos, Stalin encarna um regime terrorista que eliminou milhões de pessoas.
Fonte: G1