Já soma 612 o número de animais que teriam morrido após a aplicação da vacina contra clostridiose EXCELL 10, produzida pelo laboratório Dechra Brasil Produtos Veterinários Ltda. Esse número quase dobrou desde a última atualização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que está investigando o caso há apenas cinco dias. A causa oficial das mortes, contudo, ainda não foi estabelecida.
Os óbitos ocorreram em caprinos, ovinos e bovinos, conforme relatos crescentes de produtores. As primeiras fatalidades foram registradas no estado do Piauí, notificadas pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) ao governo federal. Além disso, estados como Maranhão, Ceará e Sergipe também apresentaram casos possivelmente relacionados à vacina.
O Mapa já determinou, de forma cautelar, a apreensão de todos os lotes da vacina EXCELL 10, a paralisação da fabricação do produto, a realização de auditorias na empresa e a coleta de amostras para análise laboratorial no Laboratório Federal.
Em nota oficial, a fabricante Dechra declarou que está ciente dos relatos de reações adversas e que está conduzindo a investigação em conjunto com o Mapa. Como medida de precaução, suspenderam a venda e recolheram os lotes 016/24 e 018/24.
O ministério reforçou que a vacinação contra a clostridiose permanece sendo uma estratégia eficiente para combater esta doença altamente letal. Além disso, afirmou que o consumo de produtos de origem de caprinos, ovinos e bovinos provenientes de animais saudáveis e inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial é considerado seguro.
Novos casos suspeitos devem ser reportados através do sistema e-Sisbravet. A Dechra disponibilizou os contatos 0800 400 7997 e (43) 99135-1168 para relatos de reações referentes à vacina.
De acordo com a Embrapa, as clostridioses são um conjunto de doenças causadas por bactérias anaeróbias do gênero Clostridium. O processo da doença ocorre pela produção de toxinas e invasão dos tecidos, resultando em alta mortalidade. A erradicação dessas doenças é praticamente inviável devido às particularidades ecológicas das bactérias, que fazem parte da microbiota digestiva dos animais, do solo, e de sua resistência na natureza.