Silvio Costa Filho, ministro dos Portos e Aeroportos, afirmou nesta terça-feira, 4, que é contra a cobrança de taxa de bagagem em voos nacionais, mas acredita que em voos internacionais o mercado deve ter liberdade para decidir se cobra ou não essa taxa. Ele deu essa declaração durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Segundo Silvio Costa Filho, no Brasil não deve haver aumento da taxa de bagagens, porém nos voos internacionais a decisão sobre a cobrança deve ficar a cargo do mercado, pois essa é uma política adotada mundialmente.
O ministro explicou que é necessário aguardar a decisão do Congresso sobre a taxa de bagagens, pois as companhias aéreas possuem liberdade econômica e o governo não pode agir sem a aprovação legislativa. Ele também mencionou que a pandemia provocou alta nos preços das passagens aéreas devido à baixa oferta de aviões pela indústria, e afirmou que está trabalhando para reduzir os valores das passagens.
Silvio Costa Filho ainda pediu para que os passageiros brasileiros planejem melhor suas viagens aéreas para conseguir pagar menos. Ele destacou que após a pandemia as companhias enfrentaram dificuldades, como processos de recuperação judicial, e informou que a empresa Azul deve sair desse processo até o final do ano.
