28.5 C
Brasília
terça-feira, 23/09/2025

Ministro quer mudar setor nuclear para melhorar energia

Brasília
trovoada
28.5 ° C
28.5 °
28.5 °
45 %
4.1kmh
40 %
qua
29 °
qui
29 °
sex
28 °
sáb
29 °
dom
23 °

Em Brasília

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira, 23, que o governo planeja reformular o setor nuclear do Brasil em uma proposta que será divulgada em breve. Ele mencionou conversas com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A proposta, que deverá envolver as empresas estatais do setor nuclear, será apresentada no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

“Estamos trabalhando para desenvolver um setor nuclear forte, com energia limpa e segura, e avançar na transição energética nos próximos cinco anos, liderados pelo presidente Lula”, disse Silveira em entrevista a jornalistas.

Angra 3

O ministro de Minas e Energia informou que a próxima reunião do CNPE acontecerá no dia 31 de outubro, e que a retomada das obras da usina nuclear Angra 3 será tema da discussão.

O presidente Lula tem participado das últimas reuniões do conselho que assessora a presidência no setor energético. Conforme reportado, a indefinição sobre a continuidade da usina Angra 3 tem sido motivo de insatisfação entre técnicos de várias áreas do governo.

Segundo os especialistas, os custos da obra parada são como um “aluguel sem retorno” de cerca de 100 milhões de reais por mês.

As mesmas fontes afirmam que a decisão sobre o futuro da usina deveria ter sido tomada há muito tempo. Até o momento, já foram investidos cerca de 12 bilhões de reais desde 2009, e existem aproximadamente 11.500 equipamentos instalados em Angra 3.

Veja Também