Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário, informou que o governo dos Estados Unidos recuou na decisão de manter a tarifa de 10% sobre a celulose brasileira e acredita que as taxas sobre carnes, frutas e café também serão reduzidas em breve. Ele explicou que os americanos estavam pagando preços mais altos por causa dessas tarifas, mas continuam comprando os produtos brasileiros porque são de boa qualidade e custo baixo.
Teixeira relacionou as tarifas aplicadas pelos EUA ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e espera que, com o fim das sessões na 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, previsto para sexta-feira, 12, os negócios se normalizem de forma mais justa e racional.
O ministro também elogiou o voto de Luiz Fux, que se posicionou pela absolvição de Bolsonaro, indicando imparcialidade no julgamento. Ainda aguardam-se os votos de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, que devem ser divulgados nesta quinta-feira, 11.
Paulo Teixeira esteve presente em Brasília para divulgar o 12º levantamento da Safra de Grãos 2024/2025 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), junto com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.