25.5 C
Brasília
sexta-feira, 05/09/2025

Ministro do Turismo levará família ao desfile do 7 de Setembro com Lula

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
25.5 °
20 °
36 %
3.1kmh
40 %
sáb
30 °
dom
31 °
seg
30 °
ter
32 °
qua
25 °

Em Brasília

Com destino ainda indefinido dentro do governo, o ministro do Turismo, Celso Sabino, irá acompanhar o desfile de 7 de Setembro em Brasília (DF) com sua esposa e filhos, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Antes do evento oficial na Esplanada, o ministro tem compromisso com crianças que participam de um programa de Turismo Cívico.

Sabino ganhou a confiança do presidente Lula, contudo, sua permanência no governo é incerta, pois seu partido, o União Brasil, rompeu com o Planalto e solicitou que seus membros entreguem os cargos na administração federal. A decisão foi comunicada na última terça-feira (2/9). Desde então, o ministro tem buscado um equilíbrio e tempo para encontrar uma solução.

Conforme informado anteriormente, Sabino comunicou ao União Brasil que seguirá as orientações do partido, estabelecendo um prazo de 30 dias para se desligar sem sofrer penalizações internas. Ao mesmo tempo, demonstrou ao Planalto o desejo de continuar no governo e pretende usar esse período para negociar sua permanência até a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que ocorrerá em novembro em Belém (PA).

Desde o anúncio da saída do seu partido do governo, Sabino tem mostrado que continuará trabalhando independente do andamento político. No dia da divulgação, permaneceu no ministério focado em suas agendas internas.

Compromisso total com o governo

No dia seguinte à saída do União Brasil, o presidente Lula reuniu Sabino e outros ministros ligados ao partido para um almoço no Palácio da Alvorada. O governo deixou claro o interesse na permanência do ministro, desde que este demonstre alinhamento político completo com o Planalto.

Durante esta reunião, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, ressaltou que quem permanecer no governo deve apoiar o projeto de reeleição do presidente. Ficou claro que Sabino precisará empenhar-se para mobilizar a parcela do União Brasil que deseja continuar alinhada com Lula, mesmo que esse grupo seja uma minoria dentro do partido. O Planalto espera sua contribuição na busca de votos em propostas importantes que tramitam na Câmara.

Veja Também