27.6 C
Brasília
segunda-feira, 08/09/2025

Ministro de Lula critica uso da bandeira dos EUA em manifestação

Brasília
céu limpo
27.6 ° C
27.6 °
27.3 °
39 %
4.2kmh
1 %
seg
30 °
ter
32 °
qua
33 °
qui
33 °
sex
35 °

Em Brasília

O ministro Rui Costa, da Casa Civil do governo Lula (PT), comentou nesta segunda-feira (8/9) sobre os protestos bolsonaristas do último fim de semana, nos quais foi exibida a bandeira dos Estados Unidos em meio às tarifas aplicadas pelo presidente americano Donald Trump.

No domingo (7/9), simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) abriram uma imensa bandeira dos EUA na Avenida Paulista, em São Paulo, durante o evento. Rui Costa desaprovou a atitude.

“Nunca presenciei, nem ouvi falar, em nenhum país, que no dia da independência uma parte significativa da população ou políticos levantem a bandeira de outra nação. Principalmente, uma nação que tem implementado medidas que prejudicam empregos, negócios e a economia do nosso país. Isso é algo que nunca ocorreu”, declarou Rui em entrevista à Rádio Jacobina, da Bahia.

Para o ministro do governo Lula, “isso evidencia claramente quem está ao lado de quem. Quem sempre apoiou o povo brasileiro e quem, até recentemente, usou a bandeira do Brasil — muitas vezes envolvendo-se nela — para promover interesses pessoais e ações contrárias ao benefício da maioria da população”.

A manifestação na Avenida Paulista reuniu cerca de 42,2 mil pessoas, conforme dados do Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), ligado à Universidade de São Paulo (USP).

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elogiou a presença da bandeira americana e afirmou que o evento foi uma “expressão de luta pela liberdade”. Segundo ele, uma grande bandeira dos EUA foi exibida em homenagem ao presidente Donald Trump.

Veja Também