O ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, revelou planos para estabelecer um bairro de alto padrão na Cidade de Gaza, destinado a moradores israelenses, após a expulsão da população palestina local. A declaração do político ultranacionalista foi feita na segunda-feira, 15 de setembro.
De acordo com Ben-Gvir, a área servirá como morada para policiais israelenses e será “uma das mais belas do Oriente Médio”.
“Quando a vitória na Cidade de Gaza estiver assegurada, meu objetivo é construir um bairro de luxo para policiais com vista para o mar”, afirmou o ministro.
Nos últimos dias, as Forças de Defesa de Israel (FDI) intensificaram ataques aéreos contra a Cidade de Gaza, considerada o maior centro urbano do território palestino. A meta, segundo o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, é assumir o controle da área para eliminar possíveis redutos do grupo Hamas ainda presentes.
Essa operação tem gerado preocupação internacional.
Enquanto as ações militares israelenses prosseguem, as negociações para um cessar-fogo com o Hamas permanecem paralisadas. As conversas foram interrompidas depois que as FDI atacaram líderes do grupo palestino no Catar, país que mediava o diálogo entre os lados em conflito.
As mais recentes contagens indicam aproximadamente 52 mil palestinos mortos desde outubro de 2023.