As Comissões de Comunicação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados promoverão uma audiência pública nesta quarta-feira (17) para ouvir o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira. O encontro está marcado para as 14 horas, no plenário 11.
O convite foi feito pelos deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), Gustavo Gayer (PL-GO) e Junio Amaral (PL-MG). Eles buscam esclarecer as ações da Secom, com foco nos gastos com publicidade, nas estratégias contra a desinformação e na atuação da secretaria em monitoramento digital.
Marcel Van Hattem expressou preocupação com os critérios usados para impulsionar conteúdos em redes sociais e com a falta de diretrizes para evitar fraudes contra idosos.
Gustavo Gayer ressalta a importância de explicações sobre o projeto Rede Minerva, que visa combater a desinformação. Ele apontou possíveis monitoramentos de parlamentares da oposição, o que poderia representar uma ameaça às prerrogativas parlamentares e à liberdade de expressão.
Junio Amaral questiona um processo licitatório da Secom no valor de R$ 98,3 milhões, destinado à gestão da comunicação digital do governo federal, indagando se esses recursos são empregados para beneficiar o presidente da República, especialmente em um ano eleitoral.
