O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que não está incomodado com o cancelamento do visto para os Estados Unidos. Em resposta a jornalistas nesta terça-feira, 16, ele citou uma música da cantora Luka, dizendo: “Tô nem aí”.
Padilha falou com os jornalistas após anunciar que o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) deixará de ter um número exclusivo e passará a ser registrado pelo CPF dos pacientes.
O ministro foi convidado para participar da conferência da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Assembleia Geral da ONU em Nova York na próxima semana. No mês passado, o governo americano cancelou os vistos da esposa e da filha de dez anos de Padilha como parte de sanções a autoridades brasileiras. O visto do ministro não foi revogado, pois a autorização dele para entrar nos EUA já estava vencida desde 2024.
“Esse negócio do visto é igual aquela música ‘Tô nem aí’. Vocês estão mais preocupados com o visto do que eu. ‘Tô nem aí’”, disse o ministro, ironizando.
Padilha também mencionou que ainda não decidiu se participará dos eventos da ONU, pois está concentrado em garantir a aprovação da Medida Provisória do programa “Agora tem Especialistas”. Esse programa foca em ampliar o acesso da população a atendimentos especializados e é a principal iniciativa do governo Lula 3 na saúde.
O ministro fez referência ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Eduardo, que está nos EUA, tem pressionado o Brasil em conjunto com o ex-presidente Donald Trump devido ao julgamento do ex-presidente brasileiro.
“Só fica preocupado com visto quem quer ir para os Estados Unidos. Eu não quero ir para os Estados Unidos. Só fica preocupado com visto quem quer sair do Brasil ou quer lá fazer lobby contra o país, como alguns estão fazendo. Não é meu interesse. Tô nem aí em relação a isso”, finalizou o ministro da Saúde.
Estadão Conteúdo