Ministro Camilo Santana esteve no Rio Grande do Sul, na quinta-feira, 22 de janeiro, para cumprir uma agenda importante. Em Porto Alegre, ele conferiu as obras da nova Clínica da Família da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que estão recebendo um investimento de R$ 11,3 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
O projeto faz parte dos planos do governo federal para fortalecer os hospitais universitários pelo país. A clínica terá consultórios para atendimento médico, uma sala para vacinação, áreas de acolhimento e triagem, um espaço para distribuição de medicamentos, além de setores administrativos e de apoio. A ideia é que o prédio funcione como uma clínica-escola, oferecendo experiência prática para os estudantes e serviços de saúde para a população do centro da cidade, que atualmente não possui Unidade Básica de Saúde (UBS).
Além disso, a UFCSPA está recebendo R$ 9 milhões do Novo PAC para reformar o Prédio 4 – Sete de Setembro, uma construção de 22 andares e 4.734 m², onde serão criadas instalações complementares para a universidade.
Na sequência, o ministro entregou 1.824 Carteiras Nacionais Docentes do Brasil (CNDB) e 195 vales-computadores do programa Mais Professores para o Brasil aos professores, durante uma cerimônia com autoridades e membros da comunidade escolar.
No período da tarde, Camilo Santana visitou o Laboratório de Ensino Flutuante (LEF) – Ciências do Mar 1 da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande (RS), e participou da inauguração da Escola de Educação Infantil Pedro Goulart dos Santos, no bairro Povo Novo.
