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sexta-feira, 15/08/2025

Ministério das Cidades investe em mobilidade sustentável

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Em meio ao debate intenso sobre a redução das emissões no transporte público, o Ministério das Cidades ainda não dispõe de um banco de dados próprio que detalhe a dimensão e as características da frota de ônibus urbanos. Esta secretaria é responsável pela formulação e implementação das políticas de mobilidade no Brasil.

Atualmente, o Brasil conta com pouco mais de mil ônibus elétricos, conforme dados da plataforma E-Bus Radar, que é utilizada por pesquisadores e entidades que acompanham a eletrificação do transporte coletivo no país.

A frota total de ônibus no Brasil, que inclui veículos movidos a combustíveis fósseis, híbridos e elétricos, é estimada em 107 mil pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Indagado pela reportagem do Metrópoles, o Ministério das Cidades não se posicionou sobre os motivos que justificam a ausência de dados sobre o tema.

“O Ministério é responsável por promover políticas públicas, e isso exige um profundo entendimento da realidade nacional. A liberação de recursos federais deve basear-se em critérios técnicos, ou seja, em dados o mais precisos possível”, afirma Luiz Carlos Néspoli, superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Concordando, Leonardo Veiga, gerente de monitoramento e avaliação do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), ressalta a dificuldade de elaborar políticas públicas sem uma base de dados sólida.

“Uma base sistematizada da frota de veículos nos ajudaria a compreender melhor o perfil tecnológico da frota e a desenvolver políticas públicas mais eficazes e fundamentadas em evidências. É essencial avançar na organização de dados e indicadores”, enfatiza Veiga.

Ônibus elétricos eliminam as emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes que prejudicam a saúde pública.

Avanços graduais na eletrificação da frota

Na última sexta-feira (15/8), foi lançado o podcast “Uma mudança de rota gradual”, que explora os obstáculos para a eletrificação da frota de ônibus no Brasil, além de destacar os benefícios dessa transformação para o meio ambiente e a qualidade de vida da população.

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