24.5 C
Brasília
quarta-feira, 11/02/2026

Ministério da Saúde lança e-SUS AF para saúde indígena em webinário

Brasília
nuvens quebradas
24.5 ° C
24.5 °
24.5 °
65 %
4.6kmh
75 %
qua
24 °
qui
23 °
sex
26 °
sáb
26 °
dom
26 °

Em Brasília

A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (SCTIE), do Ministério da Saúde, realizaram um webinário na sexta-feira, 16 de janeiro, para apresentar o plano de implementação do e-SUS Assistência Farmacêutica (e-SUS AF) aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Essa plataforma substituirá aos poucos o sistema Hórus, com o objetivo de modernizar o gerenciamento de medicamentos e insumos no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo adotada na saúde indígena até começo de fevereiro.

O webinário teve como objetivo explicar as diretrizes, funcionalidades e etapas do novo sistema, que representa um progresso na agenda de inovação do Ministério da Saúde. Conforme Priscilla Marys Limberger, diretora substituta do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da SCTIE, o e-SUS AF facilita maior integração entre os níveis do governo, melhora o rastreamento e padronização das informações e contribui para o uso mais eficiente dos recursos públicos, beneficiando o cuidado à população.

Na área da saúde indígena, o sistema trará mais rapidez, transparência e controle desde o estoque até a entrega dos medicamentos, garantindo o acesso e uso correto. Meri Helem Rosa de Abreu, diretora do Departamento de Gestão da Saúde Indígena da Sesai, ressaltou que a plataforma centraliza dados importantes, permite monitoramento em tempo real e fortalece a conexão com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Projetos pilotos estão sendo realizados em Pernambuco, Paraíba e Campo Grande. A expansão para outros estados e municípios acontecerá após a aprovação do cronograma pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Treinamentos para os profissionais dos 34 DSEIs e duas Casas de Apoio à Saúde Indígena (CASAIs) ocorrerão entre os dias 21 e 23 de janeiro. Suetônio Queiroz de Araújo, consultor em saúde do Ministério da Saúde responsável pela implantação, destacou a adoção de padrões como a Ontologia Brasileira de Medicamentos (OBM) e o uso de códigos de barras para controle de estoque, superando problemas tecnológicos anteriores.

Essa iniciativa valoriza o papel dos farmacêuticos, comemorados no Dia do Farmacêutico, 20 de janeiro, como profissionais fundamentais na assistência farmacêutica, que envolve desde a escolha até a distribuição dos medicamentos, adaptada às necessidades do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS).

Veja Também