18.5 C
Brasília
quinta-feira, 19/06/2025




Ministério da Saúde define valor de incentivo financeiro pago a agentes de saúde

Brasília
céu limpo
18.5 ° C
18.5 °
18.5 °
68 %
1.5kmh
0 %
sex
26 °
sáb
27 °
dom
28 °
seg
29 °
ter
23 °

Em Brasília

Agentes comunitários de saúde têm papel preventivo no que se refere à família, exercendo papel central na ligação entre os domicílios, as unidades básicas de saúde (UBS) e a comunidade

(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

O Ministério da Saúde definiu em R$ 1.550 o valor do incentivo financeiro a ser pago mensalmente pelo governo federal aos agentes comunitários de saúde. A portaria com o novo valor, que é pago a título de custeio a esses profissionais, foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (8/12).

Mais conhecidos pela sigla ACS, os agentes comunitários de saúde têm um papel preventivo no que se refere à família, exercendo papel central na ligação entre os domicílios, as unidades básicas de saúde (UBS) e a comunidade. Ele atua também em espaços comunitários, de forma a promover a prevenção de doenças e a saúde, desenvolvendo, junto à população, ações empreendedoras.

Segundo a portaria publicada hoje, no último trimestre de cada ano será transferida uma parcela extra, calculada com base no número de ACS registrados no cadastro de equipes e profissionais do sistema de informação definido para este fim, no mês de agosto do ano vigente. Os recursos orçamentários terão, como origem, o orçamento do Ministério da Saúde.




Veja Também