O Ministério da Saúde estendeu o prazo para as inscrições na chamada pública do Programa de Formação de Agentes Educadores e Educadores Populares de Saúde (AgPopSUS) até o dia 30 de janeiro. Essa decisão tem o objetivo de aumentar a participação de grupos sociais na formação de 450 turmas distribuídas em 17 estados do Brasil.
Em colaboração com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), o programa oferece bolsas mensais de R$ 2.500 para os educadores e bolsas de R$ 560 para os estudantes, que ajudam a cobrir custos como deslocamento e outras despesas necessárias para a permanência no curso. Cada turma terá um educador e 20 estudantes, podendo beneficiar até 9.000 alunos ao todo.
Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, destacou que o edital é uma forma de fortalecer a participação da população no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a educação e a informação através da mobilização comunitária. “O programa reforça o papel da população na saúde como um direito fundamental, ao organizar voluntários nas comunidades para assegurar direitos sociais”, afirmou.
Instituído pela Portaria GM/MS nº 1.133, de 16 de agosto de 2023, o AgPopSUS tem como objetivo apoiar a defesa do SUS e o direito à saúde, valorizando o protagonismo popular, a troca de conhecimentos e as práticas de educação popular em saúde nas regiões atendidas pelo SUS. Informações detalhadas sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do Ministério da Saúde.
