O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou uma campanha chamada Sem Racismo o Carnaval Brilha Mais, que começou em janeiro de 2026. O objetivo é valorizar a cultura negra e combater o racismo durante o Carnaval, uma das maiores festas do Brasil.
Foram produzidos leques e adesivos para ajudar na conscientização sobre o racismo. Esses materiais são usados para enfrentar ofensas raciais, fantasias que desrespeitam, violências simbólicas e outras formas de discriminação em blocos e festas de Carnaval.
Os estados do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, especialmente a cidade de Belo Horizonte, já receberam esses materiais para realizar ações locais. A previsão é distribuir cerca de 35 mil peças gráficas em cada estado. A campanha vai de 17 de janeiro a 22 de fevereiro de 2026.
Esses materiais também orientam que, em casos de racismo, as pessoas devem fazer denúncias pelo telefone Disque 180 ou por canais de ouvidoria. Os folhetos e adesivos estão disponíveis para download gratuito no site do ministério e podem ser usados por blocos, grupos e foliões em várias regiões.
Informações fornecidas pela Agência Brasil
