Brasília, 20 – O Ministério de Portos e Aeroportos divulgou um investimento de R$ 1,6 bilhão para aumentar a movimentação de cargas no Porto de Santos. A verba será usada pela DP World, empresa que administra um terminal privado no porto.
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, afirmou que esses aportes ajudam a modernizar o porto, tornando-o mais eficiente e mostrando a confiança dos investidores no Brasil. Ele está em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde teve encontros com representantes da DP World.
Os recursos servirão para construir um novo píer, ampliar a área de operação do porto com uma laje sobre estacas, melhorar o controle de acesso, áreas de inspeção, infraestrutura para cargas refrigeradas e outras estruturas de apoio.
Esse investimento, anunciado hoje, soma-se a outros R$ 450 milhões já destinados e tem como objetivo aumentar a capacidade do porto para 2,1 milhões de TEUs até 2028. Isso equivale a contêineres de 20 pés. Entre as melhorias está a ampliação do cais, que passará de 1.100 para 1.290 metros.
