A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados promove, nesta quinta-feira (11), uma discussão sobre como a extração de minerais estratégicos impacta o enfrentamento da crise climática.
O encontro acontecerá às 10 horas, no plenário 2, e contará com a participação de especialistas, parlamentares e representantes da sociedade civil para analisar os efeitos da crescente busca mundial por minerais como lítio, cobalto e terras raras.
Convidados
De acordo com o deputado Tatto, a mineração no Brasil tem agravado problemas como a falta de água, a exposição a eventos climáticos extremos e os impactos socioambientais em regiões onde a atividade é intensa, como Pará, Minas Gerais, Goiás e Bahia.
Segundo ele, o planeta está deixando a Era do Petróleo para entrar na Era dos Minerais Estratégicos, e o Brasil possui um grande potencial para liderar essa transição energética, graças às suas vastas reservas minerais.
O desafio, afirma Tatto, é transformar essa riqueza em um projeto de desenvolvimento que seja justo, igualitário, democrático e sustentável.