Os sul-coreanos disseram que a Coreia do Norte disparou três mísseis balísticos em um curto intervalo de tempo do aeroporto de Sunan para o mar do Japão.
Os militares sul-coreanos estão analisando os dados referentes ao alcance, máxima altitude de voo do míssil e outros detalhes.
Este é o 16º teste de mísseis da Coreia do Norte em 2022. O país disparou pela última vez um míssil balístico de curto alcance, presumivelmente um míssil lançado de submarino, no mar do Japão, em 7 de maio. Na época, Pyongyang não anunciou oficialmente o lançamento e não deu uma explicação sobre que tipo de projétil era.
Antes disso, ocorreu outro lançamento em 4 de maio. nesse dia, o Ministério da Defesa japonês estimou a altitude máxima do míssil em 800 quilômetros e alcance em 500 quilômetros, observando que caiu fora da Zona Econômica Exclusiva do Japão.
Ao longo de dez anos no poder, o líder norte-coreano Kim Jong-un realizou mais de 100 lançamentos de mísseis, incluindo quatro testes nucleares. Seu pai e antecessor, Kim Jong Il, realizou 16 lançamentos de mísseis e dois testes nucleares.