21.5 C
Brasília
segunda-feira, 27/10/2025

Milei vence eleições na Argentina e aumenta sua representação legislativa

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
21.5 °
18.9 °
56 %
3.1kmh
0 %
seg
31 °
ter
32 °
qua
32 °
qui
33 °
sex
24 °

Em Brasília

As eleições deste domingo (26/10), na Argentina, foram um sucesso para o presidente Javier Milei. Até às 23h, foram apuradas 97,3% das urnas. O partido do atual presidente, Libertad Avanza, conseguiu 40,76% dos votos em nível nacional, superando o peronismo.

Esses votos garantem ao partido de Milei 64 cadeiras na Câmara dos Deputados, equivalente a cerca de um terço do total. Embora não seja a maioria no Legislativo argentino, esse número permite ao presidente bloquear iniciativas da oposição.

O partido da oposição, Fuerza Patria, com base peronista, conquistou 31,65% dos votos e obteve 44 assentos na Câmara dos Deputados.

Esta eleição na Argentina foi marcada por uma baixa participação dos eleitores, que até o momento da apuração, atingiu 67,92% do total dos votos possíveis.

Javier Milei enfrenta um período complicado durante o mandato devido à desvalorização do peso argentino e a controvérsias envolvendo membros de sua própria família no governo.

O voto do presidente foi discreto, sem declarações públicas, registrado por volta das 11h. “Já cumpri com meu dever cívico”, afirmou Milei após votar.

Buenos Aires

Na província de Buenos Aires, Milei obteve outra vitória com seu partido, impulsionado por Diego Santilli. O partido do presidente conquistou 41,44% dos votos na província, enquanto a legenda Fuerza Patria obteve 40,92%.

Diego Santilli expressou seu sentimento após o resultado: “Convido todos a se unirem nesta jornada, para juntos construirmos um caminho que leve as ideias e as batalhas por mudança para a província de Buenos Aires”.

Veja Também