16.5 C
Brasília
segunda-feira, 26/01/2026

Milei recebe Kast em viagem oficial ao Chile

Brasília
nevoeiro
16.5 ° C
16.5 °
15.6 °
100 %
1kmh
100 %
seg
25 °
ter
27 °
qua
26 °
qui
27 °
sex
26 °

Em Brasília

O presidente da Argentina, Javier Milei (direita), recebeu nesta terça-feira (16/12), em Buenos Aires, o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast (esquerda), em sua primeira viagem internacional desde sua vitória no segundo turno das eleições presidenciais. O encontro ocorreu na Casa Rosada e teve como principal tema a segurança, o combate ao crime organizado transnacional, além do fortalecimento das relações comerciais e investimentos entre os dois países.

De acordo com um comunicado da presidência argentina, Milei e Kast alinharam prioridades em conjunto nessas áreas, durante uma reunião que durou aproximadamente uma hora e meia, demonstrando a afinidade política entre ambos os líderes.

Milei foi um dos primeiros líderes mundiais a felicitar Kast pela vitória nas eleições no domingo (14/12).

O Presidente Javier Milei recebeu o Presidente eleito da República do Chile, José Antonio Kast, na Casa Rosada, acompanhado pela Secretária Geral da Presidência, Karina Milei, e o chanceler Pablo Quirno.

Alinhamento estratégico

“Estou muito feliz com a grande vitória do meu amigo José Antonio Kast nas eleições presidenciais do Chile”, declarou Milei em suas redes sociais.

“É mais um avanço para a nossa região na defesa da vida, da liberdade e da propriedade privada. Estou convicto de que trabalharemos juntos para que a América abrace os valores da liberdade e nos livremos do peso opressivo do socialismo do século XXI”, acrescentou ele.

Ao sair da sede do governo argentino, Kast se dirigiu ao portão principal da Casa Rosada para cumprimentar cidadãos chilenos que estavam à espera.

Em Buenos Aires, o presidente eleito também participou de encontros com empresários dos setores industrial, comercial, energético, de infraestrutura, agrícola e bancário, além de uma reunião com o embaixador do Chile na Argentina, José Antonio Viera-Gallo. O retorno a Santiago está previsto para o final desta terça-feira.

A visita ocorreu um dia após Kast iniciar formalmente o processo de transição governamental no Chile, participando de um café da manhã com o atual presidente, Gabriel Boric, no Palácio de La Moneda. A transferência de poder será concluída em 11 de março, quando o líder do Partido Republicano assumirá o cargo.

Argentina como primeiro destino

A escolha da Argentina como primeiro destino internacional é encarada como um gesto simbólico que demonstra a intenção de fortalecer as relações bilaterais e marca a direção da política externa do presidente eleito desde o início de sua gestão.

A vitória de Kast sinaliza uma mudança para a direita no Chile, sucedendo o governo de esquerda de Boric, em uma tendência que acompanha transformações recentes no cenário político latino-americano.

Ultraconservador, Kast, de 59 anos, chegou ao segundo turno impulsionado pela pauta da segurança pública. Sua trajetória tem sido alvo de debates no país, especialmente por sua ligação com o legado da ditadura de Augusto Pinochet (1973–1990).

O chileno já reconheceu ter feito campanha na juventude para a continuidade de Pinochet no poder no plebiscito de 1988 e, durante sua campanha presidencial, defendeu a revisão das penas de condenados por violações de direitos humanos cometidas naquele período.

Veja Também