O presidente da Argentina, Javier Milei, compartilhou em suas redes sociais nesta segunda-feira (15/12) ilustrações que mostram países da América do Sul governados por políticos de esquerda de maneira controversa. As publicações vieram logo após a vitória do direitista José Antonio Kast nas eleições presidenciais no Chile, no domingo (14/12).
Nas imagens postadas por Milei, o mapa da América do Sul está dividido em duas partes: uma mostra Brasil, Uruguai, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Colômbia representados como uma grande favela. Em contraste, a Argentina, juntamente com Chile, Paraguai, Equador, Bolívia e Peru, aparece representada como uma região futurista e desenvolvida.
No segundo post, a divisão é feita por cores: a área pintada de vermelho, associada na legenda à ideologia política de esquerda que estaria retrocedendo, e a área azul, relacionada à direita, onde supostamente a liberdade está avançando.
Continente dividido
A América do Sul está realmente dividida, com a eleição de José Antonio Kast no Chile, os 12 países do continente estão igualmente divididos entre governos de esquerda e direita.
Políticos brasileiros alinhados à direita celebraram o triunfo do conservador Kast sobre a comunista Jeannette Jara. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu o resultado no Chile e enviou cumprimentos.
José Antonio Kast assumirá o cargo de presidente do Chile somente em março de 2026.
