O presidente da Argentina, Javier Milei, felicitou nesta sexta-feira (10/10) María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, pela conquista do Prêmio Nobel da Paz, reconhecendo sua luta contra a narcoditadura.
O Comitê Norueguês do Nobel atribuiu o prêmio a Corina Machado por seu trabalho em defesa dos direitos democráticos e por buscar uma transição pacífica de um regime ditatorial para a liberdade.
Milei expressou: “Parabéns por este reconhecimento mais do que merecido pela sua brava defesa da liberdade e da democracia. Agradeço a inspiração que você proporciona ao mundo no combate à narcoditadura da Venezuela.”
Milei e Corina compartilham afinidade ideológica, especialmente pela oposição ao regime de Nicolás Maduro, líder venezuelano. Recentemente, o presidente argentino concedeu asilo político a Edmundo González, candidato presidencial vencido por Maduro em um pleito eleitoral muito contestado.
Na época, o governo argentino recebeu González na Casa Rosada, em Buenos Aires. O regime de Maduro havia emitido um mandado de prisão por causa da publicação de atas eleitorais denunciando fraude.
Nas redes sociais, Corina agradeceu a enorme homenagem à sua causa pela liberdade, ressaltando que precisará do apoio dos povos da América Latina para restabelecer a democracia na Venezuela. Atualmente, Machado permanece em local oculto devido às perseguições iniciadas pelo governo venezuelano contra os opositores.
“Este importante reconhecimento ao esforço de todos os venezuelanos é um estímulo para continuar nossa missão: alcançar a liberdade. Estamos próximos da vitória e, mais do que nunca, contamos com o apoio do presidente Trump, do povo dos Estados Unidos, dos povos latino-americanos e das nações democráticas como nossos principais parceiros para libertar e democratizar a Venezuela.”
