17.5 C
Brasília
quinta-feira, 29/01/2026

Milei elogia Trump por garantir paz em Gaza e pede corpo de refém argentino

Brasília
nuvens dispersas
17.5 ° C
17.5 °
16.7 °
94 %
1kmh
40 %
qui
29 °
sex
25 °
sáb
24 °
dom
25 °
seg
24 °

Em Brasília

O presidente da Argentina, Javier Milei, comemorou, nesta segunda-feira (13/10), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela iniciativa em encerrar o conflito e promover a paz em Gaza. Em sua conta na rede social X, Milei afirmou que o país aguarda o retorno do corpo do argentino Lior Rudaeff, um dos reféns mortos pelo Hamas, para que sua família possa dar o adeus final.

Até o momento, o Hamas libertou 20 reféns israelenses, que estavam presos desde 7 de outubro de 2023, data em que o confronto começou.

Contexto

O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi conseguido com a mediação de países como EUA, Catar e Egito. Conforme o acordo, reféns israelenses e prisioneiros palestinos foram liberados nesta segunda-feira.

Esta libertação constitui a primeira fase do acordo, sendo que as próximas etapas ainda serão negociadas.

Milei também expressou que é uma honra ter Trump não só como aliado, mas também como amigo e exemplo de liderança que motiva a todos a acreditarem na liberdade.

Ele acrescentou que aguarda com esperança o retorno do corpo de Lior Rudaeff, para que sua família possa despedir-se dele com tranquilidade.

“Obrigado, presidente Trump. Seu compromisso com a vida, a liberdade e a paz trouxe esperança ao mundo”, destacou Milei.

A declaração do presidente argentino veio após o discurso de Donald Trump no Parlamento de Israel, no qual reforçou o fim do ciclo de morte e o início de um período de fé e paz.

O braço militar do Hamas, as Brigadas Al-Qassam, anunciou que entregará quatro corpos nesta segunda-feira, entretanto o nome de Lior Rudaeff não consta na lista. Serão entregues os corpos de Gai Eloz, Yossi Sharabi, Bivin Joshi e Daniel Perez.

O exército israelense informou que a Cruz Vermelha está a caminho de um ponto de encontro no sul da Faixa de Gaza, onde ocorrerá a entrega de vários caixões contendo reféns que faleceram.

Veja Também